Como decorar espaços pequenos

Todos nós temos um espaço mais pequeno em casa, quer seja um quarto, um escritório ou até uma sala de estar que gostaríamos que fosse ligeiramente maior. Em vez de começar a destruir paredes para aumentar as suas divisões, dê uma olhada nas ideias que temos para si.

Maximizar espaços em 10 passos:

- Adicione peças multi-usos: Investir em mobília que tenha várias funções é uma óptima maneira de simplificar uma divisão. Um belo exemplo seria um divã com gavetas embutidas, para que possa arrumar livros, revistas, ou o que quiser para libertar espaço.
- Pintar as paredes de cores escuras pode até dar um design diferente e moderno à sua casa, mas irá sempre dar a sensação de que estas estão mais próximas. Deixe as cores escuras para divisões que tenham, de facto, uma área maior e opte por cores claras, como azuis pálidos, cinzentos-claros, verdes, amarelos, cremes e até mesmo o tradicional branco, para a que quer virtualmente aumentar – quanto mais clara a cor, mais ampla parecerá a divisão.
- Organização acima de tudo! Está limitado em termos de espaço à sua volta, mas pensar verticalmente vai dar-lhe muito mais espaço de arrumação, e as estantes e prateleiras serão as suas melhores amigas. Reduza também todo o tipo de ‘tralha’ que tenha espalhado, em termos visuais, uma divisão arrumada há-de sempre ser mais espaçosa.
- Espelhos: adicionar espelhos às suas paredes vai dar a ilusão de um espaço maior, reflectindo a área e funcionam como pequenas aberturas de luz. Procure em feiras e mercados de antiguidades por uma pechincha vintage!
- Riscas horizontais: do mesmo modo que uma camisola com riscas horizontais pode engordar uma pessoa, as mesmas têm esse poder ilusório sob um espaço. Adicione papel de parede com este motivo numa parede, ou mesmo um tapete às riscas. Tudo é válido.
- Pense em grande: é fácil assumir que se deve decorar um espaço pequeno com mobília de pequenas dimensões. Na verdade, é possível (e preferível!) criar-se uma atmosfera mais arejada exibindo apenas um item proeminente (como um sofá arrojado ou uma grande estante colorida) do que espalhar muitas peças pequenas por todo o lado.
- Usar mobília transparente, de vidro ou acrílico, é outra grande ideia para economizar espaço – ou pelo menos dar a ilusão de que o está a fazer. Na verdade, estará de facto a economizar espaço visual.
- Limite o número de itens expostos. Uma ou duas almofadas, uma ou duas revistas, é o bastante para manter o espaço simples e organizado.
- Tudo o que seja mobília retráctil é bem-vindo. Mesas com abas ou até bancos retrácteis são uma óptima forma de manter sempre o mínimo de espaço ocupado por um item de grande importância na divisão.
- Deixe as cortinas abertas! Deixar as janelas a descoberto e, consequentemente, a luz natural entrar, vai automaticamente adicionar profundidade e amplitude ao seu espaço.
Ponha estas ideias em prática e disfrute do seu espaço, agora mais amplo! E sobretudo lembre-se: mais luz, mais claridade, mais arrumação.

 Veja, a seguir, 5 imagens ilustrativas da maximização de espaços pequenos:






in decoracaointeriores.org