Decoração de apartamentos: Iluminação LED


Escolher o tipo de iluminação certa para cada divisão vai ter um efeito dramático no aspecto global da decoração de apartamento. A mais recente tecnologia em termos de iluminação de interiores são os LEDs (light emitting diode – diodos emissores de luz) e estão a revolucionar a forma como encaramos a iluminação na decoração.
Com o avançar da tecnologia, os LEDs modernos surgem  numa gama variada de tons, como o amarelo, verde, azul, vermelho ou branco e em diversos formatos e tamanhos que nos permitem personalizar cada divisão ao nosso gosto, quando queremos. Este tipo de iluminação é utilizada em equipamentos domésticos, como televisores, ou até mesmo na sinalização de tráfego e no embelezamento e valorização da arquitectura urbanas devido ao baixo consumo e baixa manutenção. Hoje em dia, os LEDs começam também a ser bastante utilizados na decoração de apartamentos, como iluminação decorativa.

Iluminação decorativa















Através deste tipo de iluminação é possível criar diferentes ambientes na mesma divisão, sem haver necessidade de mudanças drásticas e definitivas, como é o caso de pintar uma parede de uma cor vibrante com a qual teremos de viver durante vários anos. Com a iluminação LED podemos projectar uma imagem. Usando tons quentes, através de uma luz vermelha, podemos criar o ambiente perfeito na nossa sala para uma festa ou um jantar romântico. Com apenas um toque é possível alterar todo o ambiente para um tom azul que nos transporta para um ambiente mais relaxante.




Outra vertente decorativa no uso de LEDs é a iluminação por papel de parede iluminado. Este tipo de papéis de parede originais de LED exigem uma tensão muito baixa e podem ser alimentados até mesmo por painéis solares e baterias. Conferem um ambiente muito elegante e moderno a qualquer apartamento e conseguem produzir uma luz mais natural que outro tipo de iluminação convencional.
A iluminação por LEDs proporciona um número mais vasto de opções decorativas. É possível obter vários tons de luz num só dispositivo de iluminação que pode ser instalado até em lugares menos prováveis, como por exemplo no interior de um chuveiro, através de LEDS à prova de água, conferindo um ambiente harmonioso e inesperado.

Baixo Consumo

A tecnologia LED é mais duradoura que outro tipo de produtos mais convencionais, o que representa uma redução bastante significativa nos gastos com a manutenção. Uma das principais característica da iluminação LED, e possivelmente a mais apelativa de todas, é o facto de gastar pouca energia, cerca de cinco vezes menos que uma lâmpada comum equivalente. Um modelo LED equivalente a uma lâmpada comum, dura cerca de 50 mil horas em uso, em comparação com as 4 mil horas do modelo comum. O LED apenas requer manutenção a cada dez anos e não tem o problema de queimas frequentes como na iluminação convencional.

Benefícios para todos

A iluminação por LED’s torna-se ainda mais segura que a convencional, uma vez que não emite raios ultravioletas nem infravermelhos. Não contém qualquer tipo de substância tóxica na sua composição, como mercúrio ou filamentos. A iluminação LED é ainda amiga do ambiente, pois o LED não se quebra ou contamina o nosso planeta, visto não conter mercúrio na sua constituição, o que facilita a reciclagem. São considerados lixo comum e não precisam de nenhum tratamento especial.

Em conclusão, os LEDs são uma excelente escolha no que diz respeito à iluminação quando estiver a pensar na decoração de apartamento. Apesar de ser uma tecnologia bastante recente, com um custo de aquisição ainda bastante elevado, por serem mais duradouros que as lâmpadas convencionais, a longo prazo o investimento terá um retorno garantido devido à enorme economia a nível de energia. Se está a pensar decorar ou renovar a decoração do seu apartamento, a iluminação LED é sem dúvida uma excelente aposta.





in decoracaoapartamentos.com