- Berbequim eléctrico – É talvez a ferramenta eléctrica mais indispensável em casa. Quando precisamos de fazer um furo para um quadro, cortinados, candeeiros ou pequenos apliques torna-se essencial. Pode ser uma ferramenta perigosa, por isso há que ter algum cuidado e seguir algumas normas de segurança: segurar bem sem tapar os locais de ventilação, adequar as rotações ao material quando possível, tentar evitar locais onde há grande probabilidade de passar um tubo de canalização ou cabos de electricidade, apertar bem a broca antes para que não se solte durante o trabalho.
O berbequim eléctrico permite ainda outros adaptadores para além das brocas, é o caso de algumas peças para desgaste de materiais ou de misturadoras para tintas. Há berbequins que incluem um selector “martelo” que permite uma acção de maior impacto, especialmente útil para furar betão ou granito.
Com um berbequim e as brocas adequadas é possível furar betão, alvenaria, madeira, metais, ferro, plásticos. Para isso há que escolher bem a broca adequada.
- Aparafusadora eléctrica – As aparafusadoras eléctricas têm são normalmente acompanhadas de uma bateria, para que não seja necessário ligação de cabos durante o trabalho. Algumas, com maior potência têm ainda a função de berbequim, podendo ser seleccionada a velocidade de acordo com o fim pretendido.
Se já necessitou de aparafusar muitos parafusos de uma só vez esta ferramenta poderia ter feito a diferença. Por exemplo, na montagem de móveis que vêm totalmente desmontados ou na montagem de prateleiras, onde o número de parafusos é enorme, o cansaço e o tempo gasto é muito menor. Tem ainda a vantagem de poder ser utilizada com vários adaptadores de acordo com o parafuso usado.
- Lixadora eléctrica – Esta é uma ferramenta muto útil quando necessitamos de lixar grandes superfícies. Evita tempo e esforço, permitindo um trabalho mais homogéneo. È aconselhada para superfícies lisas tais como chão, portas, janelas. O seu uso é simples, bastando adquirir lixas com o formato da máquina que vai usar, ou então partir de folhas de lixa normais e cortar de acordo com o tamanho da máquina.
- Serra eléctrica (tico-tico) conhecida ainda por serra de recortes – Esta é uma serra eléctrica bastante útil para cortes de madeira, plástico e até de metal. As lâminas de serra permitem cortes com curvas sendo assim uma serra versátil para qualquer tipo de trabalho. As lâminas devem ser usadas de acordo com o material a cortar.
- Pistola de cola quente – O seu uso pode ser diversificado, mas habitualmente é usada para colar cabos de TV, áudio ou telefone de forma a que não fiquem soltos pela casa. Deve ser utilizada apenas quando já está bem quente, mantendo a uniformidade ao longo da colagem, de modo a evitar zonas de excesso ou ausência de cola. Normalmente as pistolas de cola quente mais baratas acabam por não compensar, já que nem sempre aquecem de forma uniforme e constante. A cola é vendida no formato de tubos que se colocam durante a utilização.