Logo que a gravidez surge, também surge a vontade de comprar as roupas do bebé e de decorar o novo quarto. Decorar o quarto do bebé é uma das ornamentações mais emocionantes que se pode fazer, por tudo que envolve. Deixamos algumas dicas para ajudar a decorar o quarto do novo rebento.
Antes de andar de loja em loja à procura de objetos ou de tintas para decorar o quarto do bebé, pense em como o quarto se enquadra na restante decoração da casa. Será que quer algo que destoe propositadamente, ou que se enquadre com tudo? Para decorar um quarto de um bebé, convém fazer estas questões primeiro.
Um tema clássico
Para decorar um quarto de criança é essencial ter um tema pois dá uma certa uniformidade e coerência à decoração. Porém, quando se seleciona um tema deve-se ter em atenção quanto tempo é que pretendem que o quarto permaneça intemporal, e ter cuidado para também não o tornar excessivamente evidente. O bebé rapidamente se tornará uma criança, à qual o tema poder-se-á não adequar.
Menino ou menina
Ao selecionar um tema pode fazê-lo de acordo com o facto de o bebé ser uma menina ou um menino, ou um adequado a ambos. Um tema intemporal adequado a uma menina são as flores, e a um menino, temas náuticos. Para um tema indiferenciado pode-se optar por um padrão numa cor neutra como riscas cinzas e brancas, dando posteriormente o toque colorido com a mobília e com os brinquedos. Este tipo de tema mais clássico permite que a decoração se torne mais intemporal e, por conseguinte, mais duradoura.
Escolher a cor das paredes
Está comprovado que a cor não afeta um recém-nascido, pois um bebé só começa a distinguir a cor por volta dos 2 ou 3 meses, e apenas aos 6 meses conseguem ver totalmente a cor. Por este motivo, pode dar asas à imaginação e pintar o quarto do bebé com a cor que desejar. Nem sempre se tem de optar por rosa-bebé para menina e azul-bebé para menino. Por exemplo, o branco é uma excelente opção neutra. Um ambiente de paredes brancas, que inclui mobília branca e apenas uns adornos coloridos para acentuar um espaço ou outro, pode ser encantador. Se não sabe bem o que fazer, o ideal será escolher um tom mais neutro como o branco, cinza, verde, bege, café com leite, e preencher o espaço com as restantes cores complementares em brinquedos ou alguma peça de mobília. Se pretende deixar os tons pastéis de lado e dar alguma vivacidade às paredes, pode optar pelo laranja sorvete, verde lima ou turquesa…
Mobília a considerar para decorar o quarto do bebé
Depois do tema e das cores escolhidas, terá de decidir com que preencher o quarto. Deverá considerar:
Berço: o ideal é ser um berço convertível, que mais tarde se possa tornar numa cama para criança, e desta forma não ter de comprar as duas coisas. Idealmente também deve ter a opção de arrumação, pois é sempre muito funcional poder guardar as coisinhas do bebé no berço.
Mesa de muda: ter um local para mudar a fralda do bebé é essencial. Não tem de comprar uma mesa especialmente dedicada a este efeito; poderá aproveitar o topo da cómoda da roupa do bebé para o fazer, fica com um 2 em 1 funcional e prático. Para dar mais caráter ao quarto do bebé opte por uma cómoda antiga restaurada.
Roupeiro: esta peça de mobiliário não será essencial se tiver uma cómoda onde guardar a roupa do bebé. Porém, se pretender ter tudo arrumado e organizado num roupeiro, opte por um que vá servir para mais tarde a criança usar, e não apenas de acordo com as necessidades iniciais do bebé. Deverá ter em mente que o roupeiro não deve ser demasiado alto e que possa ser facilmente trepado por uma criança pequena, para que este não tombe por cima dela, ou seja uma forma de ela cair.
Arrumação: um pequeno rebento vem sempre com muitos brinquedos, roupas, sapatos, acessórios… Por este motivo é essencial optar por um espaço onde possa arrumar todos os brinquedos e acessórios atuais e da futura criança. Assim sendo, convém que seja um espaço com contentores funcionais e que combinem com a restante decoração.
Bricolage
Hoje em dia existem inúmeros produtos e acessórios excelentes que, juntamente com alguns trabalhos manuais, fazem com que se obtenham grandes resultados – muitas das vezes com um orçamento mais limitado. Pintar um armário ou uma prateleira, restaurar um móvel, colocar papel de parede, pintar um berço, recriar um candeeiro, tudo isto pode ser feito com um pouco de imaginação e tempo.
MAIS SUGESTÕES
in demaeparamae.pt