As paredes revestidas de pedras foram um grande sucesso na decoração de interiores durante os anos 50, tendência que acabou por ser substituída por outras texturas no decorrer dos anos 70.
As paredes revestidas de pedra voltaram a estar em destaque no início dos anos 2000 e, atualmente, a oferta no mercado é tão diversa que poderá encontrar o mesmo tipo de pedra em diferentes tonalidades, formatos e tamanhos, sejam elas quadradas, irregulares ou em filetes. A sua escolha dependerá da forma como pretende decorar o espaço.
Os tipos de pedra mais usados na decoração são as pedras ferro, mineira, portuguesa e S. Tomé. A pedra usada na calçada portuguesa é uma excelente escolha para uma decoração contemporânea dado o seu tom claro. O filete de mármore é outro produto de sucesso: as pedras são cortadas em tamanhos diferentes mas com a mesma espessura. O seu acabamento poderá variar de acordo com a aplicação.
Noutros artigos aqui publicados, já abordámos a importância do uso de tons claros numa decoração para proporcionar uma maior luminosidade ao ambiente. No revestimento de paredes com pedras essa regra também aqui se aplica e por isso aposte em tons claros se pretende aumentar a luminosidade natural do ambiente. Para além de proporcionarem um ambiente suave e acolhedor, as pedras de tons claros são facilmente conjugáveis com a restante decoração.
Por outro lado, as pedras de tons mais escuras (como as pedras ferro, por exemplo) têm um cariz mais rústico, capazes de dar um toque mais luxuoso, moderno ou clássico à sua divisão. Tudo dependerá da forma como combinará as pedras com o mobiliário e os restantes elementos decorativos.
O tamanho das pedras também influencia o estilo da decoração. As pedras maiores são tendencialmente mais rústicas e conferem um ambiente mais pesado ao ambiente, daí serem mais aconselháveis a utilizar em paredes externas.
Se pretende uma decoração elegante e discreta, escolha pedras de pouco relevo, com tons sóbrios de formatos simétricos.
Para obter o efeito contrário, invista em pedras grandes, com relevo e de cores fortes. Não é necessário que as pedras sejam todas do mesmo tamanho mas sim que se encaixem entre si, independentemente da sua altura e largura.
O ideal é revestir a parede que pretende dar maior destaque na divisão e não corra o risco de cair no exagero. Muitas pedras poderão cansar o visual da decoração e surtir um efeito contrário ao desejado.
Aposte em candeeiros com a luz refletida sobre as pedras e constate a beleza, o requinte e a sofisticação que as luzes são capazes de criar ao ambiente.
Dada a procura crescente deste tipo de decoração e devido à natureza do material, a escolha desta decoração poderá revelar-se um pouco dispendiosa daí a importância de se informar e procurar todas as soluções possíveis de acordo com o seu orçamento. Além disso, dada a dificuldade da sua execução, é aconselhável que a sua aplicação seja feita por um profissional. De qualquer modo, aqui ficam algumas dicas na hora de aplicar as pedras na parede:
- Antes de aplicar, certifique-se que a parede se encontra limpa e sem sinais de humidade. Se a superfície não se encontrar nivelada, deverá corrigir a mesma e, nos casos em que a parede é muito lisa, deverá salpicá-la com massa para que as pedras tenham uma maior aderência.
- A sua aplicação é sempre feita de baixo para cima com cimento cola. Deverá deixar sempre alguns centímetros no topo e no fundo da parede, nomeadamente, nos limites entre a parede com o teto e com o chão dada a probabilidade de as pedras dilatarem um pouco com as temperaturas. Aplique silicone nesses espaços para evitar infiltrações de humidade