Casas de Madeira – uma opção interessante

Comuns no estrangeiro, mas ainda raras em Portugal, as casas de madeira têm, ao longo dos últimos anos, vindo a expressar-se mais activamente no mercado nacional, através do surgimento de um número cada vez maior de empresas dedicadas à construção das mesmas. Pela sua atractividade estética e supostas vantagens consigo comportadas, as casas de madeira têm vindo a atrair cada vez mais entusiastas que buscam, através da exploração deste formato habitacional, usufruir de um espaço que lhes possa proporcionar a melhor qualidade de vida possível.
No entanto, a par do desenvolvimento do interesse por estas opções habitacionais, surgem sempre inúmeras dúvidas em relação às vantagens e desvantagens que delas poderão ser retiradas. Vejamos então aquilo que o comprador poderá esperar ao adquirir uma casa de madeira.
Vantagens
Preço
Apesar de não representar uma regra, o preço de construção de uma casa de madeira poderá, frequentemente, ficar muito mais baixo do que o de construção de uma casa de alvenaria. Dependendo das características da mesma, o comprador poderá experienciar uma poupança de mais de 30% na compra da sua habitação, ao preferir que a mesma seja construída em madeira.
Tempo de construção
Para aqueles cujo tempo de construção de uma casa representa um importante factor a ter em conta, certamente que a escolha de uma casa em madeira poderá revelar-se uma excelente opção. Tendo um tempo de construção que, frequentemente, não chegará a ultrapassar os 100 dias, estas casas poderão livrá-lo de todos os inconvenientes de ter de esperar uma quantidade excessiva de tempo pela sua finalização.
Excelente isolamento térmico
O isolamento térmico oferecido pela madeira funciona como um excelente regulador de calor, ao ajudar a manter a temperatura interior da casa em níveis amenos. Nem muito calor de verão, nem muito frio de Inverno, é aquilo com que os proprietários de uma casa de madeira poderão contar.
Durabilidade
A durabilidade de uma casa de madeira não deverá constituir preocupação para o seu comprador, uma vez que a mesma poderá oferecer uma resistência aos testes do tempo tão boa quanto as casas de alvenaria, tendo uma longevidade que, facilmente, ultrapassará os 400 anos.
Manutenção
Ao contrário daquilo que muitos poderão pensar, a manutenção de uma boa casa de madeira está longe de ser um bicho de 7 cabeças, podendo até, sem grande dificuldade, ser executada pelos próprios moradores. Uma simples renovação das camadas protectoras de verniz deverá ser o único procedimento necessário a uma adequada manutenção da sua casa. E o melhor disto tudo é que tal processo só precisará de ser efectuado, em média, de 5 em 5 anos para o interior da casa, e de 15 em 15 para o exterior.


Conclusão
As vantagens são muitas e merecem ser bem ponderadas. Claro que, como tudo na vida, as desvantagens continuam bem presentes, sendo uma delas a menor resistência destas casas a determinadas catástrofes climatéricas, como é o caso de cheias. Ainda assim, todos os benefícios que poderão ser retirados da compra duma casa de madeira são mais do que razão para uma avaliação cuidada da possibilidade de compra da mesma.

in bricolagetotal.com
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...