Quantas vezes, apesar de arrumarmos o roupeiro,
encontramos roupa que não usamos há uns 10 anos, acessórios
completamente desadequados, ao invés daquilo que procuramos?
Na verdade, estar arrumado, não significa que está organizado. A organização requer um planeamento cuidadoso, onde será decidido um lugar certo para cada coisa, com o objectivo de criar funcionalidade. Isto significa que 1, 2 ou 6 meses depois, o seu roupeiro continuará organizado e não terá de perder tempo à procura das suas roupas.
Está disposto a começar? Aqui estão 15 dicas para organizar o seu roupeiro:
Na verdade, estar arrumado, não significa que está organizado. A organização requer um planeamento cuidadoso, onde será decidido um lugar certo para cada coisa, com o objectivo de criar funcionalidade. Isto significa que 1, 2 ou 6 meses depois, o seu roupeiro continuará organizado e não terá de perder tempo à procura das suas roupas.
Está disposto a começar? Aqui estão 15 dicas para organizar o seu roupeiro:
««»»
1 - Retire tudo do roupeiro e faça uma limpeza – Poderá colocar a roupa em cima da cama. Ao esvaziar o roupeiro visualizará exactamente tudo o que tem, nomeadamente, o que necessita e o que pode ser dispensado.
2 – Livre-se da tralha – Separe as roupas e acessórios em montinhos, tendo em conta os seguintes objectivos:
a) para doar (o que não usa ou não gosta);
b) para deitar fora (aquilo que devido ao seu mau estado, não serve para usar nem para doar);
c) para reparar (aquilo que tem a certeza que ainda vai utilizar, mas que precisa de reparação ou retoques de costura);
d) para o «montinho das dúvidas» (roupas ou acessórios em bom estado que tem dúvidas se deverá ou não manter – se após 1 ano não os utilizar, deverá desfazer-se deles);
e) para manter – (o que utiliza habitualmente e/ou tem forte valor sentimental para si).
Tenha igualmente em atenção de que as roupas que vão regressar ao roupeiro, devem ir limpas, perfumadas e engomadas.
3 - Aproveite todos os espaços – Consiga espaço extra com prateleiras adicionais, varões extra, módulos de gavetas…
As caixas decorativas também são muito práticas, para além de darem um ar bonito ao armário.
4 - Reserve a parte superior para guardar os objectos que usa menos – Aqui pode guardar: malas de viagem, roupa da outra estação (inclusive roupa da casa, como cobertores), roupa de uso ocasional (de cerimónia, por exemplo). Deverá guardá-los em sacos próprios para o efeito.
5 - Mantenha acessíveis roupas e acessórios que usa mais frequentemente - Estes devem ser colocados nas partes mais centrais e visíveis do roupeiro.
6 - Escolha um método de organização que facilite sua vida - Poderá ordenar a sua roupa por cores, por categoria (por casacos, saias, camisas, etc.), por função (por vestuário de trabalho, desportivo, de cerimónia, informal, etc.) ou até utilizando todos estes métodos em simultâneo. O importante é que a sua vida seja facilitada.
7 - Organize os varões – Deverá ter um varão a uma altura superior destinado a vestidos e casacos compridos e outro(s) a uma altura menor, destinado a camisas, casacos menores, saias ou calças.
8 – Escolha bem os cabides – Os cabides devem ser preferencialmente idênticos, em tamanho e cor, ajudando na localização de peças de roupa e dando um ar mais agradável ao roupeiro.
Coloque os cabides voltados para o fundo do roupeiro, pois facilita no momento de os retirar.
Não se esqueça igualmente, de ter cabides suficientes que permitam pendurar uma ou duas peças em cada um. Isto permite uma localização rápida e evita o amarrotamento das roupas.
9 - Utilize prateleiras – As prateleiras são ideais para guardar camisolas que amassam pouco e que podem ser dobradas (as de lã, por exemplo), bolsas/malas de senhora, sapatos, caixas decorativas, etc.
10 - Aproveite as portas dos roupeiros – Poderá fixar nas mesmas suportes de madeira para pendurar malas/bolsas de senhora, bijuteria, echarpes, gravatas, cintos, cachecóis, etc.
11- Organize as gavetas – Estas são bastante úteis para guardar camisolas interiores, pijamas, roupas de ginástica, biquínis, roupa interior, meias, gravatas e acessórios, etc.
No entanto, para manter as gavetas devidamente arrumadas, o melhor é colocar organizadores de gavetas no seu interior, dividindo-as em pequenos compartimentos para guardar cada peça.
12 - Organize a bijuteria e outros acessórios – Poderá pendurar a sua bijuteria e outros acessórios em suportes de madeira fixos na porta do roupeiro, ou então utilizar caixas ou organizadores de gavetas com um compartimento para cada acessório. O importante é que a bijuteria e acessórios estejam bem visíveis e sem se misturarem uns com os outros.
13 - Organize as gravatas – Poderá utilizar cabides próprios para gravatas, ou acondicioná-las em gavetas compartimentadas por organizadores.
14 - Organize as malas/bolsas femininas – Poderá organizá-las em prateleiras, em cabideiros próprios para o efeito ou em suportes fixos nas portas do roupeiro.
15 - Organize os sapatos – Poderá colocá-los numa sapateira, ou em prateleiras na parte inferior do armário. Ah! E não se esqueça de reservar espaço suficiente para as botas altas.
in manualdafelicidade.blogspot.pt