Dicas Como fazer a Iluminação em Quarto de Crianças


A luz, só por si, é um elemento fundamental na decoração de qualquer espaço. A sua forma e disposição devem ser cuidadosamente escolhidas.
Num quarto infantil, mais do que em qualquer outro local da casa, a iluminação tem de ser muito bem pensada. É aí que a criança passa a maior parte do tempo, não só a brincar mas também a dormir. Um quarto deve ser divertido e convidativo, sem deixar de ser relaxante, tranquilo e encorajar o descanso.
Além disso, a iluminação brinca com a decoração envolvente, podendo transformar por completo o efeito de um espaço. Com a luz certa podemos destacar um móvel ou dar a sensação de um ambiente maior no caso de quartos mais pequenos.
Quando os pais pensam em decorar o quarto dos seus pequenotes, devem ter em conta dois tipos de iluminação.
A iluminação natural tem um peso muito importante na saúde da criança. Um quarto luminoso é mais alegre, arejado e desprovido de humidades.
No entanto, há que ter muito cuidado com o excesso de claridade, principalmente nas estações do ano em que o sol é mais forte.
Para controlar a quantidade de luz natural, sem deixar de a aproveitar ao máximo, as cortinas são um elemento essencial. Pessoalmente, gosto muito de cortinas em voile (de preferência, de algodão). Por serem translúcidas, não deixam de proporcionar privacidade à criança e aos pais; previnem os efeitos negativos do sol a incidir através dos vidros; e refletem a cor de que são feitas, permitindo jogar com os tons quentes ou frios consoante o efeito pretendido.
Durante a noite, em casos em que não há estores, é aconselhada a escolha de cortinas que impeçam a entrada da luz solar (com aplicação de blackout, por exemplo). Só assim a criança pode descansar em condições.
Para a luz artificial, a escolha e localização dos candeeiros devem ser pensadas com todo o cuidado.
A iluminação principal do quarto pode ser feita através de um candeeiro de tecto ou apliques de parede. Convém que seja suficientemente forte para que as funções do dia a dia possam ser desempenhadas sem problemas.
No entanto, é importante o recurso a outros pontos de luz.
Para crianças mais crescidinhas, deverá existir um candeeiro na secretária de forma a não prejudicar a vista durante o estudo ou enquanto dão largas à imaginação através de trabalhos manuais.
Na mesa de cabeceira, também deve existir um candeeiro que convide às histórias antes de adormecer.
No caso de crianças mais pequenas, este candeeiro de mesa é essencial para a mãe ligar durante a noite sem interromper o sono do bebé/criança.
Os pais devem ter em conta que vão trocar muitas fraldas e dar muitos biberãos/amamentar a meio da noite. A luz escolhida deve permitir tratar do bebé sem que ele se sinta perturbado com a sua presença ou desperte para uma brincadeira noturna!
A intensidade da luz pode ser regulada através de um dimmer, permitindo adaptar um mesmo candeeiro para o dia e para as horas de sono.
É importante que os interruptores de cada candeeiro estejam dispostos separadamente, facilitando a tarefa dos pais na hora de acender a luz, sem dar azo a enganos!

Pode ainda existir uma luzinha de presença para confortar a criança durante a noite.
Porém, só depois do primeiro ano é que esta começa a associar luz e segurança. Cabe aos pais decidirem se querem que esta luz faça parte do ritual do sono do seu pequenino. Se ele se habituar a adormecer com uma luz, vai necessitar dela para readormecer sempre que acordar a meio da noite.
Ainda em relação à iluminação, as tomadas de electricidade devem estar protegidas com tampas de segurança. E nunca ter fios e extensões pelo chão.
Cada quarto deve procurar ter uma iluminação personalizada e exclusiva, que se adeque a quem o utiliza.
E, como estamos a falar de crianças, os candeeiros não devem deixar de ser originais e mágicos como a luz que irradiam…
in www.cristianaresina.com
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...