É muito fácil de transformar o ambiente de uma divisão com uma simples mudança nas paredes. Neste sentido, uma das opções com maior impacto na decoração são as riscas. Trata-se de uma alternativa mais moderna e económica à colocação de papel de parede, embora alguns a considerem mais trabalhosa e arriscada.
Pintar riscas nas paredes de uma divisão é a forma mais simples de dar outra dimensão ao espaço, tanto em termos de percepção do tamanho real, como também do próprio formato. Por essa razão, é fundamental que leve o seu tempo a decidir qual a cor mais adequada, o tamanho e direção das riscas ou corre o risco do resultado final não ser o melhor.
Cor das riscas
O primeiro passo é escolher as cores para as riscas, mas com tanta variedade de cores e combinações esta tarefa pode tornar-se complicada. Para facilitar a sua escolha pense no tipo de sensações e atmosfera que pretende que a divisão tenha. Siga os seguintes critérios:- Riscas pintadas com diferentes tonalidades da mesma cor é sempre uma opção mais segura
- Cores suaves são mais elegantes e discretas, para além de criarem a ilusão de um espaço mais amplo
- Cores mais escuras ou vibrantes conferem maior dramatismo e personalidade à divisão, mas também a podem fazer parecer mais pequena
- Quanto mais evidente for o contraste entre as riscas, mais arrojado irá ficar. Tenha cuidado com as combinações ou corre o risco do resultado ficar bastante desagradável à vista.
Direção das riscas
- Riscas verticais: são a escolha mais popular e também a mais segura. Se escolher o tamanho certo podem , inclusive, dar a ilusão de uma parede mais alta.
- Riscas horizontais: ajudam a criar um ambiente mais casual. Este tipo de riscas criam a ilusão de um espaço mais largo, embora possam também dar a ideia de paredes mais baixas.
- Riscas na diagonal: podem ser uma boa opção quando colocadas estrategicamente apenas numa parte da divisão, como foco de destaque. Ajudam a criar a ilusão de movimento.
Como fazer as riscas
- Em primeiro lugar deve colocar uma fita de proteção adequada para criar os limites das riscas em volta do teto, janelas, portas, rodapé e qualquer outro elemento que não vai ser pintado.
- Limpe bem as paredes, de forma a eliminar qualquer vestígio de pó ou gorduras da sua superfície, com recurso a um pano ou esponja húmida embebidos num pouco de detergente suave. De seguida passe com um pouco de água limpa para retirar restos de detergente e ficar com a parede completamente limpa. Deixe secar.
- Decida qual o tamanho e direção das riscas que pretende pintar. Em relação às cores, olhe em seu redor e utilize cores que combinem com a restante decoração. Inspire-se nos acessórios decorativos, tecidos e padrões para encontrar a tonalidade mais apropriada. Tire as medidas do espaço, de forma a saber exatamente qual o número de riscas a pintar. Coordene o número de riscas com o tamanho da divisão.
- Utilizando fita métrica, um nível e um lápis, marque as linhas superior e inferior para cada risca. Depois marque a largura, mas seja bastante precisa, pois qualquer desnível irá notar-se. Cole a fita seguindo as marcas que fez. Possivelmente irá precisar de ajuda, porque se colar a fita com ajuda de alguém, um segura numa extremidade e esticando até ao outro extremo a fita fica logo direita e é só pressionar um pouco.
- Com um pincel angular, pinte as linhas junto da borda em linha reta. Isso garante que as bordas da fita ficam seladas e evita alastramento da cor.
- Pinte o interior da risca usando um pincel para riscas mais finas ou um rolo para riscas de maiores dimensões.
- Deixe secar durante cerca de 1 hora e só depois de estar seco é que deve aplicar uma segunda camada de tinta. Quando as riscas estiverem quase secas ( podem ser precisas várias horas) remova a fita cuidadosamente. Se esperar que a tinta seque completamente corre o risco da tinta vir agarrada à fita quando a descolar.
in decoracaodeapartamentos.com