Rotina de limpeza da cozinha


Em muitas casas, a cozinha é eleita o ambiente mais frequentado, por isso, é comum encontrar por lá, pouca ou muita sujeira (isto inclui germes e bactérias). Em minha opinião, a cozinha é o ambiente que dá mais trabalho de limpar - são louças e mais louças, é pia, fogão, geladeira, armários, entre outros eletrodomésticos. Complica ainda mais, se tiver sujeira acumulada de vários e vários dias. Para que a tarefa da limpeza não fique cansativa (e você ganhar mais tempo), dá para dividi-las em etapas, para isso siga este plano de rotina e deixe sua cozinha um brinco:

Limpeza diária
Comece com os itens de hoje:
- Lave os pratos depois de usá-los.
- Enxugue todos os líquidos derramados na mesma hora, para evitar uma faxina mais trabalhosa depois.
- Crie o hábito de ir lavando tudo o que você suja enquanto prepara uma refeição. Encha uma bacia com água quente e detergente líquido. Coloque lá utensílios, xícaras ou qualquer objeto sujo.
- Passe esponja com detergente por dentro e por fora das panelas enquanto elas ainda estão quentes.
- Lave os pratos toda noite depois do jantar.
- Limpe qualquer gordura que estiver no tampo da pia, azulejos, na parte de cima do fogão e no microondas.
- Desinfete as esponjas e panos de prato*.
- Varra o chão e esvazie o lixo orgânico e reciclável.

Faxina semanal
Eleja um dia da semana para estabelecer uma programação regular
Piso. O chão da cozinha deve ser limpo pelo menos uma vez por semana ou mais vezes se você tiver animais de estimação que trocam o pêlo a toda a hora, crianças que estão engatinhando ou se você for uma cozinheira que faz muita bagunça quando prepara uma refeição. Prepare um balde com água e detergente líquido, ou se preferir, um produto multiuso. Se o chão estiver mega sujo, uma boa pedida é esfregá-lo com uma vassoura, água e detergente.
Sifões. Partículas de comida ficam presas no sifão, criando um ambiente perfeito para o desenvolvimento de bactérias e mofo. Limpe o sifão da pia uma ou duas vezes por semana derramando no ralo meia xícara de bicarbonato de sódio seguida de outra xícara de vinagre branco e deixe efervescendo por alguns minutos. Enxague em seguida com uma chaleira de água fervendo.
Geladeira. Dê uma geral em sua geladeira pelo menos uma vez por semana e jogue fora tudo o que estiver com a data de validade vencida.


Fogão. Para não acumular sujeira e não ficar difícil de limpar depois, dê uma geral dentro forno pelo menos uma vez na semana (ou após o uso) usando um produto desengordurante.

Faxina mensal
Para não esquecer, planeje a limpeza para o primeiro dia de cada mês.
Geladeira. Faça uma limpeza completa limpando a parte de dentro com uma solução de 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio em 1 litro de água.
Parte da frente de armários e gavetas. Misture meia xícara de detergente líquido, com 4 litros de água quente para eliminar a gordura. Embeba um pano limpo na solução e passe em todas as superfícies. Só tome cuidado para não molhar demais.
Interior de armários de gavetas. Esvazie um armário ou gaveta de cada vez e use uma escova de dente velha para tirar a sujeira dos cantinhos. Depois, passe um aspirador para remover farelos, pó e sujeira. Borrife o interior com um produto de limpeza multiuso e água. Depois passe um pano úmido e deixe secar totalmente antes de recolocar os objetos.
Lixeira. Limpe a lixeira com água quente e detergente. Borrife álcool ou desinfetante e deixe secar totalmente antes de recolocar os sacos de lixo.
Eletrodomésticos pequenos. Desligue os aparelhos da tomada e deixe esfriar completamente antes de limpá-los. Esfregue-os com uma esponja ou pano úmido e seque–os com uma toalha de papel ou pano macio. Para limpar aparelhos que entram em contato direto com o alimento, como mixers, batedeiras e liquidificadores, use um produto de limpeza multiuso. Para remover a gordura, passe um pano de microfibra com bastante espuma e, em seguida, um pano úmido e limpo.
* Para desinfetar as esponjas de louça, coloque-a úmida no microondas por 1 minuto na potência máxima (nunca coloque a esponja seca, pois pode pegar fogo). E para lavar os panos de prato, use água quente.
Dica de ouro: depois de limpa, invista em vasos de flores para deixá-la alegre e perfumada!



in organizesemfrescuras.com
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...