6 dicas para facilitar a arrumação diária da Casa


A limpeza e a arrumação da casa fica sempre mais fácil quando se faz um pouco todos os dias. Por isso, seguem seis dicas para ajudar, na sua rotina diária:

Guarde o que usar
Por mais “desarrumada”que a sua casa esteja, procure não piorar ainda mais. Se usou, guarde. Se sujou, lave… É claro que é mais fácil largar em qualquer canto o que tinha na mão, mas tente ser disciplinada(o) nesse sentido, pois só assim adquirirá o hábito. Se todos os dias arrumar o que usou, a desorganização dificilmente se instaurará em sua casa.

Todos devem ajudar
Se mora sozinha(o), acabará cuidando de tudo sozinha, mas só um desarrumo. Se outras pessoas moram consigo, todos devem colaborar. Evite usar o termo “ajuda”, porque na verdade ninguém ajuda ninguém – é uma equipe que divide as tarefas. Todos devem limpar, arrumar e cuidar da casa.

É melhor limpar todos os dias um pouco
E preferível limpar um pouco a cada dia, do que perder o sábado inteiro a limpar a casa. É claro que algumas tarefas só podem ser feitas quando se tem mais tempo, então deixe somente essas para o seu dia livre. Todas as outras podem ser distribuídas durante a semana e ir fazendo aos poucos.

Leve sempre algo, quando sair de uma divisão da sua casa
Essa dica é muito fácil de fazer e resulta muito bem. Todas as vezes que sair duma divisão, leve algo que não pertence a esse sitio. Suponhamos que tenha deixado um livro na sala. Quando for em direcção ao escritório, leve o livro. Isso chama se, aproveitamento de tempo e vai arrumando, mesmo sem perceber.

Tenha uma lista de tarefas diárias
Faça uma lista com as tarefas essenciais que devem ser feitas todos os dias: arrumar a cama, lavar a louça, colocar o lixo para fora etc. Cada casa tem suas necessidades. Faça essa lista e deixe em um lugar bem visível, como no seu espelho ou na porta do frigorífico. A tendência é para decorar tudo e comece a fazer as tarefas em piloto automático. Sempre que tiver um tempinho (2, 5 ou 10 minutos), olhe a lista e veja o que pode fazer. Vá riscando à medida que for fazendo.

Reflicta antes de comprar algo
Sempre que quiser comprar algo novo, pense não só no dinheiro gasto como no espaço que aquele objecto vai ocupar na sua casa. Será que vale a pena comprar mais uma revista para deixar naquela pilha? Ou mais uma blusa que vai ficar no guarda-roupa? Todos precisamos de comprar coisas, mas procure comprar menos e somente quando realmente tiver necessidade. Quanto menos comprar, menos coisas terá para arrumar.

Com essas dicas, a arrumação diária da sua casa pode ficar mais tranquila.


in baudasideias.net
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...