Passo a Passo: Saiba Como Pintar e Restaurar Móveis de Madeira

Móveis de madeira de boa qualidade não devem ser abandonados na sua garagem ou porão apenas porque têm alguns arranhões. Dê vida nova a peças de móveis velhos e desgastados, ou transforme um móvel comprado nas velharias – com este guia passo a passo para pintura de móveis.

1- Remova os acessórios. Use uma chave de fenda eléctrica ou manual para remover puxadores, alças, e qualquer outro acessório removível do móvel. Coloque os itens removidos em sacos rotulados para saber exactamente onde recolocá-los mais tarde.

2 – Lixe a madeira. Use um pedaço de lixa de grão médio ou uma lixadeira eléctrica para lixar a parte superior e as laterais do móvel. Isso removerá a sujeira, verniz, e os resíduos de compostos de polimento e enceramento. Passe a lixa uniformemente em cada parte do mobiliário, de modo que uma área não fique mais desgastado do que o resto.



DICAS DE LIXAGEM:
-  Lixe em direcção ao grão da madeira, e não ao contrário. Lixar na direcção contrária ao grão pode deixar arranhões permanentes na superfície.
-   Para lixar superfícies curvas, coloque a lixa em um item macio, como em uma meia enrolada.
-  Tenha cuidado ao lixar madeira esculpida e pernas torneadas. Lixar demais pode danificar o design.

3 – Repare o móvel. Se a peça tem rachaduras, lascas e/ou arranhões grandes, agora é a hora de repará-los. Pintar sobre estes tipos de danos irá resultar em uma superfície de aparência desleixada e desigual.
4 – Lixe novamente com uma lixa fina. Use uma lixa fina ou um bloco de lixa fina para lixar o móvel novamente. Isto removerá qualquer revestimento restante e igualar as áreas da superfície onde a massa de madeira foi aplicada. Quando você terminar, limpe a superfície com um pano limpo e sem fiapos para remover partículas de madeira e poeira.
5 – Pinte o móvel com primário. Aplicar primário na superfície de móveis de madeira ajuda a tinta aderir e durar por vários anos. Escolha uma cor alguns tons mais claros que a cor que você pretende pintar seus móveis.

6 – Escolha um tipo de tinta. A maioria dos tipos de tinta funciona bem em móveis de madeira; escolha o tipo e a cor que você quer para sua mesa, cadeira ou armário. Considere as seguintes opções ao escolher a sua tinta
DICAS DE PINTURA:
- Para um visual de luxo, de alta qualidade, escolha uma tinta com um acabamento brilhante.
-   Casca de ovo ou tinta fosca pode dar uma aparência de móvel “chique”, perfeito para o armário de uma criança ou uma estante na sua varanda.

7 – Pinte o móvel. Use um rolo de espuma e um pincel angular de boa para pintar a peça uniformemente. Todos os movimentos devem ser feitos na mesma direcção para um acabamento de aparência profissional.
8 – Considere dar um acabamento. A peça do mobiliário pintado pode ser colocada no lugar ou ganhar um acabamento com um selante, cera, ou uma técnica para dar-lhe uma aparência antiga.
9- Recoloque os acessórios. Após a tinta ter secado completamente, use uma chave de fenda para colocar os acessórios de volta no lugar.
DICAS FINAIS
- Depois de pintar com tintas à base de água, basta lavar pincéis com água morna e sabão. Solventes não são necessários, portanto, esse tipo de tinta é definitivamente mais suave para a pele.
- A cor do acabamento de tintas de qualidade dura mais tempo. Certifique-se de comprar o melhor que você pode pagar, especialmente já que você está pintando apenas uma peça de mobiliário e não todas as paredes da casa.
- Tintas acrílicas à base de água secam mais rápido e com menos odor do que as tintas à base de solvente.


in decoracaofacil.com 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...