Iluminar a casa: Cuidados ao escolher as luzes



Pode até parecer que não, mas a iluminação faz toda a diferença em um ambiente: ela interfere na percepção da decoração e do espaço. É a iluminação correta que deixa a sua casa mais aconchegante, confortável e sofisticada.
Outro aspecto essencial é a escolha de lustres, luminárias e abajures. Há opções que vão desde os pendentes até os compactos, de metal, vidro, plástico ou alumínio. Podem ser grandes, médios ou pequenos, discretos ou chamativos. Tudo vai depender das características de decoração do espaço. O importante é que não falte opções e estilos.
Outro ponto importante a definir é a finalidade da iluminação, dependendo do cômodo da casa e o motivo da sua necessidade, há diferentes tipos de lâmpadas e acessórios. Para entender melhor como usar essa ideia a seu favor, acompanhe nossas dicas.
A luz central do espaço deve ser a mais forte, aliada a spots, arandelas, lustres pendentes e abajures.


A tonalidade da lâmpada é determinante no que diz respeito ao conforto e a ideia de um ambiente aconchegante. Tonalidades amareladas, azuladas ou neutras fazem toda a diferença se instaladas no ambiente certo. De maneira geral, as luzes amareladas dão mais uma sensação de conforto, aconchego, descanso; já as luzes frias ou brancas denotam limpeza, energia e uniformidade.  Nos quartos, por exemplo, luminárias são mais que bem-vindas. Melhor ainda se associadas às lâmpadas de luz branca/amarela, principalmente com o sistema de dimerização que aumenta ou diminui a intensidade da luz para cada atividade: você pode ter um ambiente romântico, assim como um de leitura, outro para escolha de roupa, etc.
No caso de banheiros e cozinhas, que exigem mais luminosidade, é recomendado usar lâmpadas de luz branca/azulada que passam a sensação de frescor e limpeza. Não esqueça que o espelho do banheiro é alvo de mulheres e homens: delas, para fazer a maquiagem, e deles, a barba. Por isso, uma boa iluminação do espelho é essencial.
Já no escritório, o importante é focar a iluminação na mesa de estudos. Com uma luz potente e de preferência difusa, principalmente para não gerar sobras duras e manter a vista mais descansada.
Siga essas dicas e saiba como decorar a casa e qual iluminação comprar para valorizar cada espaço e cada detalhe!


in madeiramadeirablog.com.br


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...